Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre o monopólio na indústria farmacêutica

Ouça entrevista com Newton Silveira, diretor-geral do IBPI

Revista Brasil

No AR em 09/03/2021 - 10:58

O Revista Brasil conversou com Newton Silveira, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI), sobre monopólio na indústria farmacêutica.

Ele afirma que o monopólio de um empresa farmacêutica faz com que os preços dos medicamentos se elevem. Quando acaba o prazo de proteção da patente, que dura cerca de 20 anos a partir da data do pedido, a concorrência pode fabricar os remédios genéricos com um preço mais acessível.

Segundo Newton, a patente concedida significa uma exclusividade na produção de algum produto farmacêutico.

Na entrevista,  ele explica que a quebra de patente se refere a um abuso na formação do preço da patente e com isso a emissão de uma licença compulsória para outra empresa fabricar.

Sobre a pandemia, o diretor-geral do IBPI ressalta que há um interesse público e assim o governo pode emitir uma licença especial  para a produção das vacinas, eliminando a exclusividade em caso de calamidade pública.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

Criado em 09/03/2021 - 11:00

Mais do programa