Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasília completa 61 anos com questões fundiárias ainda sem resolução

Especialista comenta que há mais de três mil processos na justiça por questões de propriedade da Terracap

Revista Brasil

No AR em 14/04/2021 - 08:00

Dia 21 de abril Brasília completa 61 anos. A questão fundiária ainda é um problema no Distrito Federal. Na criação da nova capital, no processo de desocupação da área, coube a um representante do governo da época,  do Estado de Goiás, ser o responsável pela negociação e pagamento das indenizações das terras.

O Revista Brasil entrevistou Nelson Buganza Júnior, mestre em direito público pela Universidade de Pernambuco e doutor pela Universidade de Extremadura na Espanha, para falar sobre a situação fundiária.

Ouça no player acima.

O jurista comentou que há mais de três mil processos onde a Terracap (órgão que administra as terras em Brasília) se depara com a questão de ser proprietária ou não. Um exemplo é a Fazenda Bananal. Há uma reivindicação dessa área que pede retrocessão, ou seja, ato devolutivo.

Ele acredita que houve conflitos de interesses na transferência da capital, na época da criação de Brasília.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h na Nacional Brasília.

Criado em 14/04/2021 - 15:22

Mais do programa