Perto do aniversário de Brasília, o Revista Brasil conversou com Adirson Vasconcelos, escritor, jornalista e advogado. Ele trouxe um pouco mais da história de Brasilia, desde a construção, passando pela inauguração e fixação da nova capital.
O escritor chegou em Brasília para fazer a cobertura da instalação da pedra fundamental, em 3 de maio de 1957, na praça do Cruzeiro. Ele também acompanhou a primeira missa, celebrada pelo cardeal Dom Carlos Carmelo Mota.
“Brasília agora é uma cidade inaugurada, consolidada, fixada e prestando inumeráveis serviços à nação brasileira”, destaca.
Sobre a história, ele conta que, em 1957, a área que compreendia o Centro-Oeste até a Amazônia representava dois terços do País, e era uma região completamente desabitada, apesar de ter um enorme potencial.
Segundo ele, o presidente Juscelino Kubitschek imaginava que, construindo nessa região, promoveria o desenvolvimento social e econômico.
Nessa época foram construídas várias estradas que ligavam Brasília a diversos lugares do Brasil, promovendo a integração social. Umas delas é a rodovia Belém – Brasília.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.