Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Retinopatia diabética: Casos graves levam a cegueira em 5 anos, alerta oftalmologista

Para evitar a doença é necessário manter o controle da diabete, fazer atividade física, alimentação saudável e consultas regulares ao oftalmologista.

Revista Brasil

No AR em 22/06/2021 - 12:24

A retinopatia é uma das principais complicações da diabetes e também a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Sobre a Retinopatia Diabética o Revista Brasil entrevistou Dr. Douglas Pigosso, médico oftalmologista do Hospital de Olhos (CBV) e especialista em retina.

Segundo o médico as pessoas só procuram o médico quando a doença já está instalada. É recomendado uma consulta ao oftamologita 1 a  2 vezes ao ano.

Para evitar a doença é necessário manter o controle da diabetes, fazer atividades físicas, manter uma alimentação saudável e consultas regulares ao oftalmologista.

Ele explica que o diabete tipo 1 é aquele que o pâncreas entram em falência, não produzindo mais insulina. Já o diabete tipo 2 é adquirida ao longo da vida com má alimentação, obesidade, sedentarismo, dentre outros.

Pigosso comenta que a retinoplastia tem vários graus. Na mais grave, que é a proliferativa, pode haver perda irreversível.

Se não tratar pode evoluir para uma cegueira em 5 anos, alerta.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

Criado em 22/06/2021 - 12:57

Mais do programa