Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista explica atual cenário econômico do Brasil

Professor Newton Marques fala sobre alta nos preços dos alimentos e perspectivas de recuperação da economia

Revista Brasil

No AR em 08/07/2021 - 10:53

Para falar sobre o panorama da economia brasileira no momento atual, o Revista Brasil entrevista o professor Newton Marques, doutor em economia e cientista político. 

Muita gente se questiona sobre o porquê de alimentos e combustível estarem tão caros, mesmo diante de notícias que dão conta da melhora de indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB). "Existe uma diferença entre a questão macroeconômica e a economia doméstica", explica o professor Marques.

Ele salienta que a pandemia desencadeou uma desorganização muito grande da atividade econômica em diversos países. Por isso, a Europa e a Ásia passaram a ter uma demanda muito grande pelas chamadas commodities - entre eles, os alimentos. "Os produtos ficaram mais caros porque os produtores preferem vender lá fora do que aqui dentro. É o caso da carne, do açúcar, da soja e do milho", enumera.

Outro índice que preocupa a população é o do desemprego - ou por que ele persiste mesmo com o aumento do crescimento econômico. "Existem setores que estão crescendo, mas não estão absorvendo mão de obra", pontua o economista. 

A desvalorização cambial e o aumento do preço do petróleo, que encarece todos os seus derivados, também ajudam a entender a disparada dos preços por aqui. O economista acredita que o governo vai precisar implementar uma política de subsídio para conter essa alta.

Sobre as projeções sobre a retomada da economia, o professor opina que não será imediata: "Reorganizar a atividade econômica demora. Mesmo se houver avanço no ritmo de vacinação, não é fácil de ser resolvido". Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

 

Tags:  Economia

Criado em 08/07/2021 - 11:38

Mais do programa