Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mapeamento mostra mais de 5 mil famílias em territórios tradicionais do Cerrado

Aplicativo busca fortalecer a luta dessas comunidades para a regularização dos seus territórios

Revista Brasil

No AR em 07/07/2021 - 11:00

Aplicativo mapeia mais de 5 mil famílias em territórios tradicionais no Cerrado. Sobre a ferramenta, o Revista Brasil desta quarta-feira (7) entrevistou Isabel Castro, pesquisadora e coordenadora de projetos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Segundo ela, se incluem também entre os povos e população de territórios tradicionais: os agricultores familiares.

"São povos que são colocados em situação de invisibilidade, como os extrativistas, quilombolas e quebradoras de coco. Eles já residem no cerrado, porém não tem terras garantidas, assim como os indígenas", explica a pesquisadora. 

O IPAM e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPM) tiveram essa iniciativa de desenvolver uma ferramenta para o mapeamento de comunidades em busca de dados secundários e assim retratar a realidade dessas populações.

Isabel destaca ainda que o objetivo principal do app é o fortalecimento da luta das comunidades para a regularização dos seus territórios.

O app é gratuito e funciona off-line. Saiba mais sobre o Tô no Mapa aqui. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 07/07/2021 - 15:08

Mais do programa