A velhice será tratada como doença pela Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde, sob o código MG2A, a partir de 1º de janeiro de 2022.
Sobre o tema, o Revista Brasil entrevistou Dr. Otavio Torres Calvet, juiz do Trabalho, mestre e Doutor pela (PUC/SP). O Estatuto do Idoso (lei 10.741) define idoso uma pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Segundo ele, a área trabalhista vai ser prejudicada com essa decisão. As pessoas idosas já sofrem discriminação na área de trabalho e com essa classificação poderá piorar. Vai gerar uma distorção enorme, o empregador vai ter muito medo de contratar pessoas idosas.
"O simples fato da pessoa estar naquela idade, vai poder gerar inúmeras consequências, como: afastamento do trabalho, lincenças e problema na hora de dispensar. O empregador vai pensar dez vezes antes de querer um idoso no seu quadro (de funcionário)", explica o magistrado.
Ouça a entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.