A covid-19 e o aumento de casos de miopia entre as crianças foi tema do Revista Brasil desta terça-feira (03). E para falar do assunto, o Revista conversou com José Beniz Neto, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Segundo ele, a miopia é um defeito no grau da visão onde a pessoa tem uma dificuldade para enxergar de longe. Com o isolamento social e o ensino à distancia, o tempo de utilização das telas dos computadores, tablets e celulares aumentou consideravelmente.
Fatores que aumentaram a miopia foram a retenção da visão na tela, gerando um esforço visual e o isolamento domiciliar, com maior ausência de luminosidade natural, explica o especialista.
Segundo a OMS existem no mundo cerca de 2,6 bilhões de míopes, 60 milhões só no Brasil.
Ele destaca que muitas crianças já nascem com miopia, mas o distúrbio aumenta bastante quando criança, chegando até a adolescência.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.