Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo identifica e analisa a toxicidade das bitucas de cigarros nas praias e oceano

Ouça Ítalo Braga Castro, Docente e vice-diretor do Instituto do Mar, da Universidade Federal de São Paulo - IMar/Unifesp

Revista Brasil

No AR em 10/08/2021 - 09:50

Estudo inédito do Instituto do Mar, da Universidade Federal de São Paulo - IMar/Unifesp, revela que bitucas de cigarro liberam substâncias tóxicas em praias e no oceano. 

Sobre o tema o Revista conversou com Ítalo Braga Castro, Docente e vice-diretor do IMar/Unifesp.

Com um conjunto de pessoas de ONG's relacionados ao meio ambiente, o estudo foi realizado nas praias de Santos - SP onde verificaram que as bitucas de cigarro no verão são mais presente.

Ele comenta que, após análise do material em laboratório, o estudo mostrou que muitas substâncias tóxicas que ficam nos filtros podem ser liberadas para a água e podem ser tóxicas para os organismos aquáticos.

O material do filtro do cigarro ou bitucas não é degradável, é feito de acetato de celulose,que pode levar até 18 meses para se degradar, explica o especialista.

A solução passa por políticas públicas, uma implantação de política reversa e mudança no comportamento das pessoas, afirma.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 10/08/2021 - 12:31

Mais do programa