O Revista Brasil entrevistou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, sobre a crise hídrica no Brasil que, segundo estudos, perdeu 15% de superfície de água desde o começo dos anos 1990. Tendência de redução da superfície de água é observada em 8 das 12 regiões hidrográficas e em todos os biomas do Brasil.
O estudo foi repetido 4 vezes. Existem variações esperadas da superficie de água todos os meses, mas ao longo dos anos, os períodos de cheia estão cada vez menores. A perda foi observada em 23 de 26 estados em todos os biomas, uma situação preocupante.
Segundo ele, o primeiro fator que colabora para a crise hidrica é a Mudança Climática, aquecendo o planeja, "Os períodos secos ficam mais prolongados e o das chuvas mais curtos", afirma.
Ele explica que as chuvas no Brasil dependem das chuvas formadas na Amazônia, mas o desmatamento na região está afetando a quantidade de água disponível.
O terceiro fator é a degradação das matas auxiliares, que ficam no entorno dos rios.
Ouça a entrevista completa no player acima
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.