Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo revela que 1 hora é o suficiente para expor motoristas a altas doses de poluição

Especialista explica que as partículas inaláveis finas conseguem atingir o aparelho respiratório inferior

Revista Brasil

No AR em 01/09/2021 - 10:04

Um estudo internacional realizado em dez cidades, incluindo São Paulo, revela que um período relativamento curto, em locais de alta concentração de poluição, é o suficiente para expor motorista e passageiros de carro a doses significativas de partiículas inaláveis finas. Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevista Maria de Fatima Andrade, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e membro da equipe brasileira da pesquisa.

Ela explica que as partículas inaláveis finas emitidas pelos veículos atingem o aparelho respiratório inferior, por isso são mais graves.

Segundo o estudo,  passar pouco tempo em áreas de engarrafamento já pode ter impacto prejudicial na saúde. O período considerado curto está entre 1 e 2 horas. A dica é manter a janela fechada e ventilação interna dos veículos, sugere Maria de Fátima.

A professora relata que no Brasil existe uma politica de controle veicular,  especialmente de controle de emissão veicular. "A gente observa em cidades que têm o monitoramento, como São Paulo, uma queda nas concentrações de poluição", comenta. 

Ouça a entrevista no player.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 01/09/2021 - 10:47

Mais do programa