Nesta terça-feira (28) completam 150 anos da Lei do Ventre Livre. O Revista Brasil entrevistou Iamara Viana, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ouça no player acima.
A Lei do Ventre Livre também é conhecida como Lei Rio Branco, uma tentativa de extinção da escravidão. Ela pôs em prática direitos costumeiros, como a compra da liberdade, explicou a historiadora.
As crianças que nasciam a partir de 28 de setembro de 1871 de mães escravizadas eram consideradas livres. Elas passam a ser chamadas de ingênuos.
"O olhar que a sociedade tem para essa criança negra ainda está muito relacionado com essa imagem do passado", afirmou.
Iamara falou ainda sobre o lançamento do livro Ventre Livres: Gênero, Maternidade e Legislação, que será feito pelo canal do YouTube da Editora Unesp.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional Brasília.