Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reúso de água é a solução para a crise hídrica?

Ouça entrevista com Diogo Taranto, engenheiro especializado em tratamento de águas e afluentes.

Revista Brasil

No AR em 22/09/2021 - 10:12

Represas de hidrelétricas de Sudeste e Centro-Oeste já operam abaixo do nível do pré-apagão e o reúso da água se torna opção para uso otimizado dos recursos hídricos. Sobre o tema, o Revista Brasil conversou com Diogo Taranto, engenheiro especializado em tratamento de águas e afluentes.

Ele explica que o reúso é um dos meios para que se tenha a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos além de servir na crise hídrica como um meio de economia de água.

A prática do reúso é fundamental pra se poupar água e evitar a escassez hídrica, destaca.

 

Segundo o especialista, a reutilização da água ainda é pouco incentivado no Brasil. Sobre o reúso para fins residenciais, ele comenta que o país está atrasado e afirma que a água utilizada nas casas é um reúso indireto.

É fundamental quebrar os paradigmas . "A água que vem do esgoto, após tratada, é melhor do que a qualidade da água que chega na torneira atualmente", afirma.

A água de chuva é um outro meio de baixo custo de reúso.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 22/09/2021 - 10:54

Mais do programa