O Revista Brasil conversou com Ana Arnt, bióloga, professora do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenadora do Blogs de Ciência da Unicamp sobre a campanha Todos pelas Vacinas, que reúne organizações de divulgação científica e entidades científicas em ações pró vacinação contra a covid-19 para adolescentes.
Ela conta que hoje será lançado a segunda etapa nas redes sociais para conscientizar o jovens sobre a importância da imunização completa contra a covid-19.
O trabalho feito é o mapeando dos impactos das fake news sobre o coronavírus no sentindo de desmistificar as notícias falsas, e divulgar os artigos científicos para dar segurança a população.
A professora comenta que, em relação a covid-19, a fake news de grande proporção foi o uso da ivermectina. Grande parte da população que acredita em fake news são pessoas acima de 40 e 50 anos que utilizam redes sociais.
Ainda na entrevista, ela explica que um dos medos das pessoas é em relação a reações adversas decorrente da vacina. Tambem esclarece que não existe vacina 100% e nunca existiu, a segurança está, exatamente, numa vacinação em massa.
A transparência e a clareza nas informações têm sido trabalhadas e desmistificadas desde o início. "A vacinação aliadas a outras medidas é o que vai interromper a circulação do vírus", afirma.
Ouça a entrevista no player acima.
Para obter informação basta usar as hastags #vacinanograu e #todospelavacina , além n blog da Unicamp.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.