Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica como a crise na Evergrande pode afetar a economia mundial

Ouça entrevista com o especialista em economia, Newton Marques.

Revista Brasil

No AR em 21/09/2021 - 10:11

Newton Marques, especialista em economia, cientista político e professor da UnB conversa com o Revista Brasil sobre as consequências para a economia mundial se ocorrer a falência da gigante da construção civil chinesa Evergrande.

A empresa foi criada em 1996 e se tornou uma mega incorporadora de projetos habitacionais na China. Hoje tem uma dívida em torno de 300 bilhões de dólares.

"Ela (Evergrande) compra muito insumo, muita matéria-prima, commodities de vários países, um dos principais é o Brasil - que vende minério de ferro e produtos siderúrgicos. E lá (na China) está devendo os bancos estatais e devendo também a credores internacionais. Então isso passa a ser um motivo de apreensão. As bolsas reagem aos boatos e não aos fatos", relata.

A empresa chinesa tem que pagar quase 800 milhões de dólares esse ano, mas não tem recursos. O economista comenta que a falência pode afetar a economia do Brasil e do mundo.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 21/09/2021 - 11:04

Mais do programa