Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial fala sobre racismo, discriminação e preconceito

Há no Brasil 28 povos que são vítimas de racismo, discriminação e preconceito

Revista Brasil

No AR em 22/10/2021 - 09:48

Sobre o racismo, discriminação e preconceito, o Revista Brasil entrevistou Paulo Roberto, Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo ele, os números de injúrias raciais ainda são assustadores.  Explica que 28 povos são vítimas de racismo, discriminação e preconceito, entre eles: os quilombolas, ribeirinhos, indígenas, ciganos, comunidades tradicionais e extrativista.

Dentre o povo brasileiro, existem vários segmentos que demandam cuidados específicos por conta da sua cultura, fé, modo de vida, até em relação a enfermidades, como os albinos.

O trabalho da secretaria foca as políticas assertivas, promovendo a igualdade de oportunidade, relata.

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial está lançando o programa "Igualdade Racial nas escolas" para capacitar professores para lidarem com essa temática. Também junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública uma capacitação, dentro do quesito raça/ cor, para os agentes de segurança pública e também os agentes penitenciário. 

A mudança social começa a partir da educação, afirma.

 

Comenta que a questão de educação não é relativa ao tempo de permanência na escola e sim de uma questão filosófica e da compreensão dos porquês do racismo, do preconceito e da intolerância.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 22/10/2021 - 10:44

Mais do programa