Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UFScar desenvolve novo teste rápido que detecta a covid-19

O teste também indica a carga viral

Revista Brasil

No AR em 13/10/2021 - 10:11

Novo teste rápido detecta o SARS-CoV-2 na saliva e também indica a carga viral. Sobre o tema, o Revista Brasil entrevistou Ronaldo Censi Faria, pesquisador do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e coordenador do projeto.

Ele comenta que está é a terceira patente do grupo. Pesquisadores desenvolveram um dispositivo que permite a detecção da covid-19 na saliva por meio da emissão de luz, em menos de 1 hora, de até 20 amostra ao mesmo tempo.

Segundo Ronaldo, o teste tem baixo custo de produção, se tornando mais competitivo e ainda tem a portabilidade - não necessitando a presença em um laboratório. 

Sobre a eficácia do novo teste, ele explica que em comparação com ao RT-PCR, a eficácia desse novo teste rápido é de 94%.   

Os pesquisadores ainda aguardam o interesse da alguma empresa para licenciar o produto. A ideia é desenvolver um kit semelhante ao teste de glicose.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 13/10/2021 - 11:03

Mais do programa