Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiador comenta sobre bastidores e personagens da Proclamação da República

Professor da Faculdade União de Goiás (FUG) e historiador do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Luiz Henrique Borges relata o impacto do fim da monarquia na vida dos brasileiros.

Revista Brasil

No AR em 15/11/2021 - 15:44

O apresentador Marcelo Ferreira conversa com o professor da Faculdade União de Goiás (FUG) e historiador do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Luiz Henrique Borges, sobre a Proclamação da República. O professor esclarece algumas questões sobre um dos episódios históricos mais marcantes da história do Brasil, ocorrido em 1889. A Proclamação marca a queda do Brasil Império e da família real e dá iníco ao regime presidencialista no país. 

O historiador traz detalhes sobre os bastidores, personagens e repercussões do acontecimento histórico. "A família real foi expulsa, exilada, na madrugada do dia 17. Dom Pedro II, que, inclusive, estava acamado no dia 15, ouviu alguma notícia, desceu de Petrópolis para o Rio de Janeiro e, à tarde, foi avisado da Proclamação da República", conta.

De acordo com o historiador, o avanço do processo abolicionista de 1888 foi um dos fatores que contribuiram para a tomada do poder vigente no ano seguinte. "Com a abolição da escravidão um anos antes, em 13 de maio de 1888, Dom Pedro II estava com muito prestígio, tendo apoio, reconhecimento dos negros que haviam sido libertados pela Lei Áurea, apesar do Império ter feito de tudo para atrasar o processo abolicionista". Ele tinha consciência de que isso poderia minar a sua principal base de apoio, formada pelos fazendeiros do Vale do Paraíba - os barões do café.

O professor ainda analisa o impacto do fim da monarquia na vida da população brasileira. Ouça a entrevista completa no player acima.

 

 

Criado em 15/11/2021 - 16:25

Mais do programa