Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prevenção do câncer de colo de útero é o melhor remédio

Especialista lembra que a vacina contra o HPV, causador de lesões que podem levar ao câncer, é a principal forma de profilaxia

Revista Brasil

No AR em 02/12/2021 - 14:15

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, e tem como uma das principais causas as lesões vindas da infecção com o vírus do HPV.

Para explicar melhor sobre esse tipo câncer, o programa Revista Brasil convidou o ginecologista, obstetra e diretor médico da Maternidade Brasília, Dr. Evandro Oliveira. Ele afirma que há vacina contra o HPV e ela é segura, a sua eficácia ultrapassa os 90% e a imunização pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Meninas de 9 a 14 anos devem tomá-la para uma maior proteção contra o câncer.

De acordo com o doutor, esse tipo de câncer é extremamente "traiçoeiro" e silencioso, porque ele não demonstra nenhum tipo de sintoma nos estágios iniciais da doença. No entanto, "a doença é totalmente possível de ser prevenida", afirma Evandro. Além disso, ele diz que se as mulheres tiverem todo o cuidado elas não terão câncer de colo de útero. Também é necessário que a mulher faça o exame de prevenção de câncer uma vez por ano, recomenda. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Criado em 02/12/2021 - 14:26

Mais do programa