Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

INSS suspende obrigatoriedade de prova de vida

Saiba sobre os motivos que levaram à suspensão e como será feito daqui por diante

Revista Brasil

No AR em 07/02/2022 - 08:00

O Revista Brasil desta segunda-feira, conversou com José Carlos Oliveira, presidente do INSS, que explicou como será feita a prova de vida, já que o cidadão não será obrigado a se deslocar para o banco para provar que está vivo.

De acordo com presidente, a prova de vida não acabou, mas houve a inversão do ônus da prova; agora a obrigação será do INSS, pois o Estado detém todas as informações através dos seus bancos de dados, que possibilita verificar se o cidadão fez algum tipo de movimento. É uma obrigação do INSS, não do cidadão, reafirma o presidente.

 Ele explicou ainda que, quando o benefício é feito por procuração, pelo menos uma vez por ano o procurador tem que provar que o pensionista renovou aquela procuração.

“Qualquer outra operação que ela faça, que seja possível o INSS fazer o batimento na base daquela entidade, onde a operação ocorreu, ela será considerada prova de vida”, disse.

Ouça a entrevista no player acima.

Saiba sobre os motivos que levaram o INSS a suspender a obrigatoriedade da prova de vida e como será feito daqui por diante

Criado em 07/02/2022 - 11:50

Mais do programa