Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares relembra história da escravidão

Nesta sexta-feira (25) é lembrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos

Revista Brasil

No AR em 25/03/2022 - 08:30

Neste dia 25 de março foi instituído o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos. Para lembrar a importância da data, o Revista Brasil convida o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

Para o professor, "a história sempre é um retrovisor que pode e deve orientar o nosso presente e, sobretudo, nosso futuro. É indispensável que a sociedade humana tenha uma preocupação de estruturar, formatar e preservar uma memória profunda e intensa da escravidão, do tráfico transatlântico negreiro, para que hoje os negros tenham uma referência histórica".

José Vicente reforçou que além da violência do tráfico transatlântico e da escravidão, existe ainda a violência do apagamento da memória, da indiferença e do desrespeito. 

Ele relembrou que o Brasil, que foi o maior país escravocrata do mundo, não tem museu que retrate essa parte da história.

 

Tags:  escravidão

Criado em 25/03/2022 - 10:40

Mais do programa