Uma pesquisa lançada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) analisou como as cidades do mundo monitoram metas relativas ao aumento de viagens por bicicleta. O levantamento também aponta como os dados e relatórios desses centros urbanos ajudam a definir um modelo para a capital paulista.
Sobre esse assunto, o Revista Brasil convidou o coordenador do estudo, Flavio Soares.
O coordenador esclarece que o que motivou a pesquisa é fazer um sistema mais rápido de monitoramento, diferente daquele apresentado pela prefeitura (no caso, de São Paulo): "a prefeitura tem uma capacidade de contagem de ciclistas, mas não consegue responder uma pergunta simples, a de se o número de bicicletas está dminuindo ou aumentando".
Flavio relata que, no caso de Paris, por exemplo, há uma pesquisa diferente (uma amostragem por telefone ou aplicativo) e essa define qual caminho seguir.
O monitoramento varia por local e visa definir qual a meta na abordagem climática.
A ideia é responder a pergunta: "a rede cicloviaria está sendo construída para quem e com qual impacto?"
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