Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conselho Federal de Medicina regulamenta a telemedicina

A norma é fruto de um amplo debate reaberto em 2018 com entidades médicas e especialistas

Revista Brasil

No AR em 10/05/2022 - 09:40

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação. O texto da norma foi discutido entre especialistas e entidades de saúde, buscando a segurança do ato médico e da segurança de dados.

O Revista Brasil convidou o relator da resolução da telemedicina, Donizetti Dimer Giamberardino, médico e conselheiro federal pelo estado do Paraná, para falar sobre a norma.

Giamberardino afirma que uso da tecnologia avança por toda a sociedade e esse método traz mais acesso a mesma medicina (conhecida) e com o mesmo código de ética.

A vantagem é trazer mais acesso à saúde, às necessidades por atendimento à distância, além de trazer mais qualidade e transferência de conhecimento.

Segundo o médico, a pandemia consolidou esse método que veio para ficar. A consulta não só ocorre em tempo real. As perguntas também podem ser feitas e transmitidas depois, esclarece.

Sobre o principal obstáculo para consolidação da teleconsulta no país, Giamberardino aponta que há necessidade de políticas para que a população tenha acesso à internet para utilizar a telemedicina.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

Criado em 10/05/2022 - 13:16

Mais do programa