Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como garantir que o desejo do doador de órgãos seja respeitado

Por lei a autorização é dada pela família, mas a pessoa pode ainda em vida deixar por escrito a sua intenção de doar órgãos

Revista Brasil

No AR em 26/09/2023 - 10:32

O Dia Mundial da Doação de Órgãos é lembrado nesta quarta-feira (27). Nesse contexto, o Revista Brasil entrevista a advogada Alice Navarro, especialista em direito sucessório, sobre os aspectos jurídicos que protegem a decisão de uma pessoa em ser doador de órgãos.

"O incentivo que vem sendo dado pelo judiciário é deixar por escrito um documento feito em cartório, um documento público, que inclusive nomeie uma pessoa que vai ficar responsável por essa decisão" orienta. "É uma medida a mais, mas na prática o que se tem é que exige-se ainda o consentimento e a anuência da família." Ela explica que o decreto que regulamenta a doação de órgãos fala expressamente em autorização e consentimento dos familiares.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 26/09/2023 - 10:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa