Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Situação de emergência de Maceió, devido ao iminente colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange

Revista Brasil

No AR em 04/12/2023 - 09:37

Os bairros Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol, localizados nas proximidades da lagoa do Mundaú, em Maceió, transformaram-se em verdadeiros "bairros fantasmas" devido ao contínuo perigo de desabamento decorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.

Desde 2019, quase 60 mil residentes foram evacuados devido ao receio de tremores de terra que resultaram em rachaduras nas residências. A Defesa Civil alerta para a iminência de desabamento em áreas não evacuadas, especialmente na mina número 18, com potencial para criar uma cratera maior que o estádio do Maracanã.

Apesar das indenizações contestadas e dos mais de R$ 3,7 bilhões pagos pela Braskem, as comunidades abandonadas agora enfrentam o desafio de reconstruir suas vidas longe de seus lares originais, enquanto a ameaça iminente de colapso paira sobre a região central de Maceió.

Sobre o assunto conversamos com Hugo Carvalho, Coordenador do Centro de Monitoramento da Defesa Civil de Maceió.

 

 

Criado em 04/12/2023 - 10:41

Mais do programa