O brasileiro é cauteloso na hora de adquirir bens de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e veículos. Nove em cada dez pessoas (91%) comparam preços antes de realizar a compra e 64% esperam o período de promoções para comprar, que são principalmente após o Natal.
A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Perfil do Consumidor Brasileiro, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 15.414 pessoas, em 727 municípios, com o objetivo de conhecer melhor o consumidor brasileiro, mostra que o preço baixo é o fator mais relevante para definir a compra de um produto (56%). Em segundo lugar, aparece a qualidade e durabilidade do produto (49%). Além disso, 78% ainda barganham o valor antes de fechar o negócio.
O Gerente Executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI Renato da Fonseca explica que não tem uma pesquisa anterior para poder comparar como era o consumidor antigamente, mas fala que o brasileiro não era conhecido por exigir seus direitos. "Hoje temos o crescimento dos órgãos de apoio, como o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e as legislações, mas muito mais a exigência do consumidor", explica Fonseca. E com a exigência, as indústrias começam a fabricar os produtos com mais qualidade e faz com que seja conhecido no mercado internacional.
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Saiba mais sobre a pesquisa do perfil do consumidor brasileiro nesta entrevista no programa Revista Brasil, que vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Valter Lima.