Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha condena mudança de planos de internet no celular

IDEC mobiliza consumidores para que a conexão da internet móvel não

Uma enquete do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), realizada em novembro do ano passado, mostra que mais de 80% dos consumidores preferem que a velocidade de sua internet móvel abaixe e não que ela seja cortada quando o limite de dados é atingido. Mesmo assim, as empresas de telecomunicações mudaram a forma de cobrança sem consultar seus clientes. Por este motivo, a campanha “Não me desconecte” mobiliza usuários para se manifestarem contra essa decisão.

 

Confira outras edições do programa Revista Brasil

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Veridiana Alimonti, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como a campanha pretende mobilizar os usuários de internet móvel no país contra essa decisão das empresas de telecomunicações e quais são os direitos garantidos aos consumidores em relação ao serviço de internet no Brasil.

 

Veridiana Alimonti explicou que, desde o ano passado, as operadoras de telefonia brasileiras têm sido observadas em relação às mudanças em seus planos de internet móvel. Segundo ela, quando os planos atingiam o limite de dados da internet, a velocidade era reduzida. Posteriormente, as operadoras começaram a cortar a conexão da internet dos celulares que atingiam esse limite.

 

Para a advogada do IDEC, a decisão das empresas de telecomunicações prejudica os consumidores, uma vez que os planos foram vendidos através da oferta de conexão ilimitada. Neste caso, a propaganda pode até ser considerada enganosa, já que o serviço tem um limite.

 

Veridiana Alimonti alertou, ainda, os consumidores para a leitura de todas as cláusulas da contratação do serviço de internet. Segundo ela, muitos dos consumidores não leem os contratos e assinam o serviço sem saber de todas as regras, o que pode dar razão às empresas de telecomunicações em um possível processo na Justiça.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 15/01/2015 - 13:04 e atualizado em 15/01/2015 - 12:48

Mais do programa