O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), recebeu, em 2014, 14,6 milhões de visitas, um recorde anual de acessos desde a criação do Portal em 2004, quuando foram registradas 64 mil visitas. Por mês, a média ficou em 1,2 milhão, maior número já registrado. Nos últimos dez anos, o Portal tem tido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano. De 2013 a 2014, por exemplo, esse número foi de 32%, sendo que os três estados que mais acessaram o site foram: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A média de tempo gasto no Portal foi de 4 minutos e 38 segundos.
De acordo com Sérgio Seabra, secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), o crescimento do interesse se aconteceu por um conjunto de fatores. Entre eles, o programa da Controladoria “Olho Vivo no Dinheiro”, que vai até as comunidades mostrando as ferramentas de como acompanhar o uso dos recursos públicos, o uso do Portal da Transparência pela imprensa e o trabalho da CGU nas redes sociais, não só para divigar mas para colher sugestões dos cidadãos, disse Sérgio Seabra em entrevista ao Revista Brasil.
Confira a íntegra da entrevista ao programa Revista Brasil e saiba mais sobre as formas de acompanhamento e monitoramento dos recursos públicos por meio do Portal da Transparência.
O programa vai ao ar de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.
Ouça outras edições do Revista Brasil