Enquanto várias pessoas comemoram os feriados que terão este ano, os comerciantes não gostam tanto. Para o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, serão 11 feriados nacionais, fora os estaduais e municipais, e de fato irá impactar sobre o comércio.
O comércio sofrerá mais sobre a lucratividade e sobre a rentabilidade do setor do que sobre as vendas. Isto porque boa parte das vendas ocorrem sendo compensadas antes. "O feriado impacta na rentabilidade do setor, uma vez que o empresário é obrigado a pagar hora trabalhada em dobro", diz o economista.
Contas feitas pela CNC conclui que considerando esse número de feriados em 2015, o comércio vai perder em termos de lucratividade, em torno de R$ 15 bilhões. "Uma cifra importante, diante de um ano que não promete ser nada favorável para o comércio e para outros setores", completa Fábio Bentes.
Ouça mais:
Terça-feira de Carnaval não é feriado nacional
Confira a entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil, que vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.