O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lança um manual de captação e utilização de água da chuva para situações emergenciais. O manual, contempla todas as etapas do processo, da captação à utilização.
O pesquisador do IPT, Luciano Zanella, explica que devido à crise hídrica, em São Paulo e na Região Sudeste algumas pessoas começaram a utilizar a água da chuva, só que de forma equivocada. "Como o ITP desenvolve tecnologia e uma das missões do instituto é divulgar essas tecnologias, nós lançamos esse manual para que o usuário, a dona de casa, use a água da chuva de forma tecnicamente mais aceitável para preservar a segurança dessa água", diz o pesquisador.
Luciano ainda dá a dica de usar a captação da água que vem do telhado, já que a do chão estaria mais suja. Após a captação é preciso duas etapas de tratamento: a primeira etapa é o descarte da primeira água de chuva, que ela limpa o telhado e tira a poeira. Depois ela passa por um filtro, que tira os galhos, folhas e outros elementos.
Ouça mais informações nesta entrevista no Revista Brasil
Ouça mais:
Copiloto da Germanwings quis derrubar o avião, diz procurador
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.