A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta segunda-feira (30) o registro do Sofosbuvir, indicado para o tratamento da hepatite C crônica. Este é o terceiro medicamento aprovado pela agência em 2015, após o registro do Daclatasvir - em janeiro -, e do Simeprevir - em março. Juntos, eles compõem o mais novo e eficiente tratamento para a doença disponível no mundo, com um percentual de cura de cerca de 90%.
Confira também: Pacientes com hepatite recorrem ao SUS mesmo com plano de saúde
Para falar do assunto o Revista Brasil conversou com Diretor do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Ele ressalta que esses medicamentos permitem que o tratamento diminua de 2 anos para 3 meses. Fábio Mesquista lembra ainda que a doença é silenciosa e atinge cerca de um milhão de pessoas em todo o Brasil.
Ainda de acordo com o diretor, até o segundo semestre desse ano os medicamentos devem estar disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil será um dos primeiros países a adotar as novas tecnologias na rede pública de saúde.
O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Valter Lima.