Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Municípios da Bahia entram numa nova fase de desenvolvimento, avalia Codevasf

Ampliação da agricultura irrigada visa aumentar a produtividade

Com a ampliação da agricultura irrigada no semi-árido baiano, vários municípios estão entrando numa nova fase de inclusão social e desenvolvimento. A avaliação é do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz. Ele avalia ainda que a entidade tem um compromisso muito forte com as populações do semi-árido e uma história ligada com a inclusão social, e vários projetos de irrigação nessas regiões, com aumento renda e geração de emprego para as populações riberinhas.

 

A ocupação do Baixio de Irecê, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia é um dos projetos mais antigos de irrigação, iniciado a cerca de 16 anos, mas agora, foram viabilizados e serão entregues os primeiros 53 lotes aos agricultores familiares que têm o direito de iniciar a ocupação e exploração desses lotes, o que marca uma nova fase de inclusão social e desenvolvimento sustentável no semiárido baiano.

 

A vocação da região é o plantio de cenoura, beterraba e cebola mas também o de fruticultura, como banana e limão.  É muito forte também as culturas de milho e feijão, porém outras culturas serão diversificadas na região, porque a Embrapa está desenvolvendo inovações tecnológicas de agricultura e irrigação.

 

Saiba mais sobre estes projetos no Baixio de Irecê, na Bahia, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 28/04/2015 - 15:28 e atualizado em 28/04/2015 - 14:37

Mais do programa