O Revista Brasil desta segunda-feira (18) entrevistou Mário Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).
De acordo com o presidente da Fenacon, em 2015, os brasileiros vão trabalhar cerca 150 dias para pagar tributos federais, estaduais e municipais. Isso significa que os valores recebidos pelos contribuintes até 31 de maio serão destinados a impostos, taxas e contribuições. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), disse Mário Berti.
A estatística é baseada em dados oficiais que apontam que até o mês de maio o contribuinte trabalha só para pagar impostos, afirma o presidente da Fenacon.
Portanto, diz o representante nacional das empresas de serviços contábeis, não está existindo respeito ao contribuinte porque as medidas que continuam a progredir por conta de possíveis problemas de caixa de governo, quem acaba pagando a conta é o contribuinte. Hoje, a carga tributária sobre a produção de riquezas no Brasil, que é o PIB, chega a 35%, chegando ao ponto de ser insuportável.
O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte é comemorado 25 de maio. Na data a Fenacon realiza ato público denominado de “corte do bolo tributário”.
Ouça também: Dilma se reúne com equipe econômica e deve anunciar cortes no Orçamento
Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima. O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.