Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fim da Segunda Guerra Mundial: efeitos no século XXI

Há 70 anos, em maio de 1945, a Alemanha nazista assinava o tratado de

Há 70 anos, em maio de 1945, a Alemanha nazista assinava o tratado de rendição e encerrava a Segunda Guerra Mundial na Europa. O historiador e pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional,  Marcello Scarrone, diz que aquele foi o mais sangrento conflito da história mundial, marcando de forma definitiva no século XX.

 

Ouça também: Cinema foi arma ideológica na Segunda Guerra Mundial, explica professor

 

O historiador analisa que ainda hoje, no século XXI, são sentidos os efeitos daqueles conflitos, da forma como foram conduzidos e encerrados. As duas grandes potência, Estados Unidos e União Soviética, na época, por muitos anos dominaram o cenário mundial, até 20 anos atrás quando desmorou o comunismo no mundo, com o fim da União Soviética.

 

O que a Segunda Guerra Mundial deixou como herança foi essa guerra fria e a confrontação entre essas duas grandes superpotências. Por isso é um conflito que merece ser lembrado pelas lições que deixou, que é a necessidade dos países se alertarem e ficarem atentos diante de possíveis novos surgimentos de movimentos autoritários, como o facismo e o nazismo, que levaram ao evento desta guerra mundial.

 

O historiador e pesquisador faz uma apanhado geral sobre o Segunda Guerra Mundial e você pode acompanhar neste entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 12/05/2015 - 19:53 e atualizado em 12/05/2015 - 16:39

Mais do programa