Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Apresentador do Nossa Terra ouve atingidos por construção de Belo Monte

Airton Medeiros conversou em primeira mão com o Revista Brasil. Ouça!

O apresentador do programa Nossa Terra, da Rádio Nacional da Amazônia, Airton Medeiros, esteve recentemente em Altamira, estado do Pará, participando da Segunda Semana do Extrativismo da Terra do Meio, no Xingú, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, na Reserva Extrativista do Rio Iriri. Nesta sexta-feira (22), ele falou ao Revista Brasil sobre o encontro e também sobre os impactos causados aos pescadores e extrativistas pela construção da barragem hidrelétrica de Belo Monte.

 

Airton Medeiros relata que vários trabalhadores das localidades próximas à construção da barragem dão seus depoimentos de que perderam suas casas e meios de ganhar a vida. A procuradora Pública Federal de Altamira, Taís de Santi Cardoso, também ouvida por Aírton Medeiros, diz que esses grupos de pescadores, de extrativistas e de ribeirinhos são os mais característicos da região e o processo de Belo Monte deveria ter reconhecido o modo de vida desses grupos e proteger isto. Por esta razão, essa situação é de extrema gravidade, porque estamos diante da violação de direitos humanos, que é o direito desses grupos não só se manterem na sua subsistência mas no seu modo de vida.

 

Para a procuradora federal, esta situação do extrativista que chega em Altamira e não encontra mais o ponto de apoio para sua rede de ralação e do pescador que vai sair de sua ilha, sem a garantia que vai poder pescar e continuar próximo ao rio, essas situações são uma violação e desrespeito à própria região. O Ministério Público está agendando uma inspeção "in loco", para visitar essas áreas que vão ser afetadas nas margens do Rio Xingu e nas ilhas, em que as pessoas serão removidas.

 

No player acima, ouça esta entrevista e confira em primeira mão alguns relatos que colhidos por Airton Medeiros!

 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Aneel nega alteração no cronograma da Usina de Belo Monte

Criado em 22/05/2015 - 15:44 e atualizado em 22/05/2015 - 15:03

Mais do programa