Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 700 mil pessoas que perderam a visão no país poderiam ter evitado

Dado é da Organização Mundial da Saúde cujas causas são falta de

Neste 7 de maio, Dia do Oftalmologista, categoria promove debate sobre o projeto "Mais Acesso à Saúde Ocular", elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) com o objetivo de ampliar a cobertura do atendimento oftalmológico no país.

 

De acordo com o médico oftalmologista Milton Ruiz, presidente do CBO, de 70% a 80% das causas que levam a perda de visão segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) poderiam ser evitadas.

 

A falta de atuação na área de saúde ocular é ainda pior porque, na população de 50 anos ou mais, metade tem baixa visão, mas não tem acesso a exames e a óculos, diz o médico.

 

Além disso, afirma o oftalmologista, 5% das crianças brasileiras não enxergam bem porque têm o olho preguiçoso, pois não tiveram o grau identificado e estimulação deste olho no início da idade escolar, com prescrição de óculos. Posteriormente, essas crianças, na sua fase mais importante da vida, no trabalho, quando elas sofrem um acidente ocular, ficam com baixa visão nos dois olhos, um porque não foi estimulado e o outro porque sofreu um traumatismo.

 

Ouça também: Planos de saúde devem garantir drogas e exames modernos contra a hepatite C

 

Então, diz o médico, somando todos esses eventos, chega a esse número: falta educação em saúde e  falta do primeiro atendimento adequado, quando o oftalmologista tem condições de identificar doenças que podem causar cegueira. Outro dado alarmante, diz Milton Ruiz, é que 50% dos pacientes que chegam ao Hospital das Clínicas, em São Paulo já tem cegueira de um olho e comprometimento do campo visual do outro, por glaucoma, por falta de diagnóstico.

 

Confira as informações do médico oftalmologista sobre saúde ocular, nesta entrevista ao Revista Brasil.

 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.



Criado em 07/05/2015 - 15:17 e atualizado em 07/05/2015 - 14:16

Mais do programa