Uma forte explosão em um prédio situado em São Conrado, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, destruiu pelo menos 9 apartamentos e deixou ao menos 4 pessoas feridas, segundo informações do Corpo de Bombeiros, no fim da madrugada desta segunda-feira (18). Pedaços de concreto, de janelas e madeiras foram arremessados para edifícios vizinhos.
Segundo o especialista na área de segurança no manuseio de botijões de gás, Vicente Longatti, a suspeita é que um vazamento de gás tenha cometido a explosão. Ele explica que é difícil precisar a quantidade de gás vazando no ambiente, mas seja qual for a quantidade de gás vazando, na hora que entra na combustão, ele se expande e sai arrebentando portas, janelas e é como se fosse uma bomba mesmo.
Segundo Longatti, atualmente o índice de acidentes por botijão de gás reduziu, mas o consumidor deve ter a maior atenção, fazer teste com espuma de sabão, verificar se a mangueira não passa atrás do forno, se o botijão está armazenado numa área segura e ventilado, sem confinamento, tudo para evitar os acidentes.
No caso de gás canalizado, os cuidados são os mesmos, porque quando se puxa o fogão para limpar deve ser verificado se tem vazamentos de gás. No caso de não estar utilizando o fogão, fechar o registro de entrada, tanto quando se usa botijão qanto no gás canalizado.
Confira as informações e as dicas do especialista sobre botijão de gás ou canalizado nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.