Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de material compromete exames e tratamentos doenças crônicas

O alerta é da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear alerta que a falta de material compromete exames diagnósticos e tratamentos doenças crônicas.  Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o médico nuclear e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Sérgio Altino.

 

Ele explica que Medicina Nuclear depende do fornecimento de elementos radioativos no Brasil e o responsável pelo fornecimento é o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Segundo Sérgio Altino, esse órgão está subfinanciado, e não estão recebendo verbas adequadas para a compra desses insumos. "Consequentemente tiveram uma paralisação, mas que já se normalizou. Por enquanto o material que estava em falta foi regularizado", afirma.

 

O médico teme pelo futuro e diz  “medo do futuro próximo para a medicina nuclear se não houver uma solução para o financiamento da compra desse material”. Ele explica que medicina  nuclear é uma especialidade da medicina que utiliza elementos radioativos. Esses elementos são usados para diagnósticos de exames e tratamento de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.

 

Ouça a entrevista na integra!

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

 



Governo anuncia investimentos de R$ 198,4 bilhões com pacote concessões

Criado em 09/06/2015 - 18:59 e atualizado em 09/06/2015 - 15:39

Mais do programa