A participação das mulheres brasileiras em conflitos armados é o tema principal da edição de junho da Revista de História da Biblioteca Nacional. Embora sua presença seja, muitas vezes, apagada, as mulheres não desaparecem em situações de guerra. "Elas defendem seus interesses e se engajam na luta, agem e reagem quando ameaçadas, são coadjuvantes ou protagonistas, vítimas ou cúmplices, conscientes de opções extremas ou arrastadas pelas contingências. Podem ser tudo, menos ausentes”, escreve a pesquisadora.
Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a historiadora, pesquisadora da Revista de História da Biblioteca Nacional e organizadora do dossiê sobre a participação das mulheres brasileiras em conflitos armados, Agnes Alencar. “Esse dossiê vem numa contramão para mostrar que essa presença feminina tá ai arraigada a diversos conflitos brasileiros e que não pode ser ignorada, então é um processo de tentar mostrar um outro lado da história, que por vezes é exclusivamente masculina, relata Agnes.
Ouça a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.