O Senado Federal aprovou na última semana o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O texto é uma espécie de marco legal das pessoas com deficiência, e trata questões relacionadas a diversos aspectos da vida de pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual como educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, cultura e esporte. Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a Procuradora Jurídica da Federação Nacional da Associação de pais e amigos dos Excepcionais, Rosângela Wolff Moro.
Ela explica que com a nova lei, a deficiência passou a ser compreendida como uma questão médica. “A pessoa com deficiência enfrenta barreiras arquitetônicas, urbanística, de transporte. A nova lei vai além e menciona até a barreira atitudinal, que são os comportamentos das pessoas, aquele olhar enviesado, olhar de piedade, enfim uma barreira de um preconceito velado", explica.
Confira a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Comissão divulga Cartilha sobre Direitos da Pessoa com Deficiência
Código do Consumidor prevê a inclusão da pessoa com deficiência visual