Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientistas criam exame para detectar a Sífilis em 15 minutos

O kit desenvolvido pela Fiocruz consegue acusar a doença de forma

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais crescem no país. Pensando nisso e em detectar rapidamente a doença, pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, criaram um exame que detecta a doença em 15 minutos.

 

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou nesta quarta-feira (23) a pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Diagnóstica de Bio-Manguinhos – Fiocruz, Nara Mazarakis Rubim.

 

A pesquisadora explica que a doença pode ser transmitida tanto por parceiros sexuais, como da gestante infectada para o bebê. “É uma doença que o tratamento é ridiculamente fácil, mas ela continua em progressão e continua sendo um problema muito grave de saúde pro Brasil”, afirma.

 

De acordo com Nara Mazarakis, atualmente, quando o paciente busca o serviço de saúde, o médico pede um teste de triagem chamado VDRL, neste exame o sangue do paciente é coletado para análise e não sai na mesma hora.

 

No caso da nova tecnologia, a pesquisadora esclarece que o teste Sífilis Duo vem com duas linhas testes e a linha controle, que verifica com apenas uma gota de sangue, e em 15 minutos, se o paciente tem a doença o que pode agilizar o tratamento. “Ele é um teste rápido, como é o teste de gravidez”, ressalta.

 

O teste já foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas para chegar aos hospitais dependem agora de um pedido do governo federal.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Dia Nacional de Combate à Sífilis alerta sobre a doença

Criado em 22/07/2015 - 14:37 e atualizado em 22/07/2015 - 12:38

Mais do programa