A Controladoria-Geral da União (CGU) irá realizar uma nova edição da Escala Brasil Transparente (EBT) no segundo semestre de 2015. A Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), responsável pela execução dos trabalhos, ampliará a amostra e permitirá a inscrição de qualquer município que queira ser avaliado, independente do número de habitantes.
Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção na CGU, Patricia Audi.
Ela explica que a EBT é uma avaliação que a CGU vem fazendo da obrigação dos municípios e estados e do próprio governo federal de colocar disponível a população os serviços de informação aos cidadãos. Estes serviços foram estabelecidos há 3 anos como obrigatórios pela lei de acesso a informação.
A secretária Patrícia Audi também comenta sobre às informações que não estejam nas páginas da transparência. " Qualquer uma desde que não seja secreta ou uma informação estratégica para o país os governos tem a obrigação de disponibilizar, ou seja, o cidadão pergunta e o governo tem 20 dias para responder", esclarece.
A nova edição da Escala Brasil Transparente irá avaliar municípios que se inscreverem, além dos 492 estados e municípios que já foram avaliados na primeira edição. Os municípios com interesse em serem avaliados devem entrar no site da CGU e se inscreverem.
Confira a entrevista na integra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília.
Criminalização de mídias comunitárias prejudica acesso à informação