Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça prós e contras do Mais Médicos

O programa do governo federal foi tema de debate no Revista Brasil

Em julho de 2013 foi instituído pelo Governo Federal o programa Mais Médicos, com a ideia de suprir a escassez de profissionais da saúde em algumas cidades brasileiras. O programa previa a contratação de médicos estrangeiros e, por isso, foi muito criticado à época.

 

Naquele momento, além da contratação emergencial de médicos, a iniciativa do Governo previa ações de melhoria da infraestrutura e da formação médica no país.

 

Depois de dois anos vigorando, o Mais Médicos ainda é polêmico: recebe elogios, mas ainda mantém as críticas, principalmente de entidades representantes da classe médica.

 

Um relatório do Tribunal de Contas da União, feito no começo deste ano, apresentou dados positivos e negativos em relação ao programa. Entre os pontos fortes, destaca-se o aumento de 32% nas visitas domiciliares em municípios que receberam médicos. Além disso, quase 90% dos pacientes entrevistados afirmaram que o tempo de espera diminuiu.

 

Entre os pontos fracos, o de que foram detectadas falhas na distribuição dos médicos. Dados apontam que 26% dos municípios carentes não foram atendidos.

 

O Revista Brasil desta sexta-feira (17) deu espaço para críticos e defensores do Mais Médicos. Participaram do programa o prefeito de Fortaleza (CE) e vice-presidente para assuntos de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Roberto Cláudio e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Pablo Vazquez. A  apresentação ficou por conta de Valter Lima, em Brasília (DF) e do âncora do programa Todas as Vozes, Marco Aurélio.

 

Confira o debate na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 17/07/2015 - 15:27 e atualizado em 17/07/2015 - 19:12

Mais do programa