Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

WWF cria observatório para monitorar os recursos hídricos do país

Será que o dinheiro que deve ser destinado aos setores hídricos

A organização não governamental WWF acaba de criar o primeiro Observatório das Águas do país. A iniciativa tem como principais objetivos fortalecer o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, promover a cobrança pelo uso da água, monitorar a governança em todo o território nacional e garantir que a água seja tema estratégico na agenda social e política brasileira.

 

O Observatório conta com a participação de mais de 40 instituições parceiras do WWF e já está trabalhando em um primeiro diagnóstico sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil.

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o coordenador do Programa Água para Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas.

 

Observatório é uma rede formada por 40 instituições que pretendem conferir transparência para população, para sociedade sobre a aplicação da lei de recursos hídricos e monitorar a governança dos recursos hídricos do país, explica Glauco Kimura.

 

Desperdício de água no Brasil fica em torno de 38%

 

Segundo o coordenador, o Brasil não tem feito a lição de casa seriamente. Hoje a media de esgoto tratado e coletado é de 40%. “Deveríamos ter alcançado 50% para alcançar as metas do milênio”, afirma. “Como não conseguimos, precisamos fazer um esforço gigante para universalizar o saneamento até 2020”, complementa.

 

Confira a entrevista na integra no player acima!

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Crianças aprendem a economizar água no Estação Brincadeira

Projeto de irrigação permite economia de até 70% da água

Criado em 14/07/2015 - 13:33 e atualizado em 14/07/2015 - 11:37

Mais do programa