Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia D da Saúde: Santas Casas apresentam reividicações ao Congresso

Parlamentares vão receber o Movimento Nacional das Santas Casas e

Nesta terça- feira (4)  manifestantes de todo o país vão se reunir em Brasília, para o Dia D Nacional da Saúde, em ato pela saúde pública. Eles querem chamar a atenção de parlamentares para a situação dos hospitais filantrópico, em especial das santas casas, considerado a maior rede hospitalar parceira do SUS.

 

Para falar sobre o assunto o  programa Revista Brasil, entrevistou o diretor geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), José Luiz Spigolon.

 

Segundo Spigolon, as santas casas passam atualmente por uma séria dificuldade financeira. Elas acumulam hoje, cerca de 21 bilhões de reais de dívidas. A maior parte, 56%, são dívidas com bancos. Ele avalia que com a situação financeira que o país está vivendo com a elevada taxas de juros, a situação econômica financeira destas instituições pode ser agravada e comprometer o acesso à população ao serviço público de saúde.

 

O diretor geral também faz  a avaliação sobre a gestão das instituições.  Ele explica que comprovadamente 500 instituições têm uma prática de gestão de excelência, inclusive servindo de base para hospitais do Ministério da Saúde. Spigolon diz que esses hospitais, que têm um nível de excelência de gestão, são hospitais com  processos homologados por instituições canadenses, francesas e  nacionais, portanto é incontestável que esses tenham um bom padrão de gestão. 

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Santa Casa do Pará alerta sobre como evitar escalpelamento

Criado em 03/08/2015 - 16:12 e atualizado em 03/08/2015 - 15:01

Mais do programa