Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jogos Mundiais Indígenas: Palmas se prepara para receber atletas de todo o mundo

Inígenas de 16 países como EUA, Canadá, Etiópia, Filipinas e os da

O Brasil vai sediar em outubro os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O Revista Brasil desta quinta- feira (13) conversou com o articulador Internacional dos Jogos, Marcos Terena. Ele informa que 16 países já estão confirmados, e outros 40 países querem entrar, mas não existe lugar para todos e por isso há um desafio que está sendo discutindo para levantar essa bandeira do esporte indígena.

 

Segundo o articulador, a cidade de Palmas, capital de Tocantins, já recebeu a visita do ministro do Esporte, George Hilton, para saber como estão as obras e conheceu os locais que vão abrigar os atletas, as escolas municipais que receberão modalidades desportivas e a Universidade Federal de Tocantins, onde está sendo construída uma pista de atletismo.

 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fará a cobertura do Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Confira!

 

Ele conta que os jogos são voltados também para a sustentabilidade para a cultura dos índios. E avalia que todo mundo pensa que o índio só sabe atirar flecha, mas sabe muitas outras coisas, então essa é apenas uma das modalidades da competição entre muitas outras como canoagem, corrida de rua, natação, arco-flecha, tiro de lança,  zarabatana, com o futebol masculino e feminino.

 

Ele ressalta que todos os indígenas chegarão em Palmas no dia 20 de outubro para uma adaptação com o clima e toda a riqueza desportiva.

 

Marcos Terena também faz um alerta importante. " tem um trabalho por trás de tudo isso que é a afirmação da identidade dos povos. Não é só um campeonato de indíos, pois tem a coisa de fortalecer a identidade de cada povo, principalmente dos jovens. Estamos discutindo com o Ministério da Educação (MEC) a criação de uma universidade indígena", comenta.

 

Confira as informações sobre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas nesta entrevista ao Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Antropólogo e indígenas criam jogo de videogame sobre cultura dos Huni Kuin

Criado em 13/08/2015 - 19:33 e atualizado em 20/10/2015 - 13:59

Mais do programa