Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Encontro discute eficiência energética e novas soluções tecnológicas de consumo

Especialista diz que a eficiência energética no Brasil vai mal por

O 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) vai reunir os principais players do mercado para apresentar as novas soluções e tecnologias em eficiência energética disponíveis no Brasil. Dados do Balanço Energético Nacional de 2015 revelam que as edificações em todos os segmentos (industrial, comercial, serviços, residencial e público) representam 50% do total de eletricidade consumida no país. O Congresso acontece dias 25 e 26 de agosto, em São Paulo.

 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Rodrigo Aguiar, o desperdício de energia elétrica no país é equivalente a 60% de toda geração de Itaipu, num ano, ou todo consumo de um estado de Pernambuco e Rio de Janeiro, somados num ano inteiro. Ele explica que de um lado, o desperdício vem da parte de equipamentos antigos, do consumidor final, seja na área residencial, comercial, industrial e serviços.

 

Ouça dicas para economizar energia elétrica e ajudar o meio ambiente

 

São equipamentos antigos como geladeira, ar condicionado e até o chuveiro elétrico. Numa indústria, a maioria do parque industrial brasileiro é sucateado, num shopping center, procedimentos não adequados e equipamentos antigos. Para Rodrigo Aguiar, falta uma mudança de postura, porque o Brasil sempre se pautou por geração de energia e numa houve uma preocupação sobre o consumo eficiente. Há necessidade de mudar primeiro: uma comunicação para todos de que gastamos muita energia e podemos economizar. Segundo: criarmos projetos e planos que atendam cada um dos setores, para realizar as modificações e termos consumo mais eficiente.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Brasil desperdiça cerca de 10% de energia elétrica, diz especialista

Brasil desperdiça energia equivalente à metade da produção de Itaipu

Criado em 05/08/2015 - 13:49 e atualizado em 05/08/2015 - 12:12

Mais do programa