O programa Revista Brasil desta terça-feira (25) entrevistou a diretora adjunta do Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, para fazer um balanço sobre o Segundo Fórum Latino-americano e do Caribe sobre o HIV, que aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro. O fórum discutiu as metas de prevenção combinada.
“Prevenção combinada inclui abordagens educativas, informação e comunicação, a clássica distribuição de preservativos e lubrificantes, mas também outras estratégias, como redução de danos das pessoas que usam drogas, o diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissível, a promoção do diagnóstico do HIV, e principalmente a questão da profilaxia após exposição e pré-exposição. Além do tratamento como prevenção", explica a gerente.
Adele Benzaken esclarece ainda que o objetivo do fórum foi dar continuidade a todas as decisões tomadas no primeiro fórum em 2014 no México, onde foram colocadas as metas pra 2020 visando o fim da epidemia da Aids em 2030, que é o 90% das pessoas diagnosticadas, 90% tratadas e 90% com a carga viral suprimida.
Confira a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Cartilha sobre Aids é distribuída a indígenas do Vale do Javari (AM)
Casos de Aids triplicam em Roraima