Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fórum debate tendências tecnológicas para motores a diesel em Curitiba (PR)

Evento visa promover discussão técnica a respeito de tecnologias para

Acontece nesta terça e quarta-feiras (18 e 19) em Curitiba, no Paraná, o 12º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel. O evento tem o objetivo de discutir tendências tecnológicas para a promoção da sustentabilidade ambiental, como a preparação e norma de emissões para veículos pesados, combustíveis e eficiência energética.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, entrevistou o diretor do fórum, Douglas Nakano, que falou aos ouvintes sobre os objetivos do evento. Segundo ele, o fórum acontece anualmente e visa promover a discussão técnica e questionamentos a respeito da tecnologia e de emissões para que se possa tornar os motores mais limpos e ajudar a sustentabilidade ambiental.

 

De acordo com o diretor do 12º Fórum SAE Brasil de Tecnologia de Motores Diesel, a ideia do evento não é só mostrar o que já foi feito, mas gerar discussões em torno do que vem pela frente.

 

“O mais importante é promover essa discussão para direcionar os reguladores no sentido de utilizar melhor a tecnologia para a indústria, para a sociedade e para o meio ambiente. Então, é uma coisa muito mais olhando para frente do que para trás”, destacou.

 

Nakano explicou que vão participar das discussões presidentes de empresas, integrantes da comunidade diesel, tanto da área acadêmica como da área da indústria e do governo. As inscrições são feitas no local, na Universidade Positiva, na capital paranaense.

 

Ainda segundo ele, a tecnologia avançou muito desde 1893, quando foi criado o primeiro motor a diesel. Desde então, muita coisa foi introduzida.

 

“Para se ter uma ideia, a tecnologia que se utiliza nos Estados Unidos e na Europa hoje, o que se emite é mais limpo do que o ar que ele recebe para seu funcionamento. Isto é, o nível de particulados é menor no escapamento do que no filtro de ar do caminhão. Então, nós chegamos a esse nível tecnológico. Então, hoje em dia, não existem mais aqueles caminhões que soltam aquela fumaça negra. Isso já é coisa do passado”.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 18/08/2015 - 13:49 e atualizado em 18/08/2015 - 10:29

Mais do programa