Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 70 mil mulheres rurais se únem na Marcha das Margaridas em Brasília

Mobilização começou nessa segunda-feira (10). A marcha comemora as

Mais de 70 mil mulheres rurais se únem na Marcha das Margaridas em Brasília. A mobilização começou nessa segunda-feira (10) e vai até o próximo dia 14. A marcha surgiu em um processo organizado e hoje comemora as conquistas, trazendo o grito da luta pela Justiça e contra a fome.

 

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, a secretária de Mulheres Trabalhadoras da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, falou sobre a mobilização. Ela definiu as Margaridas como mulheres do campo, das águas, das florestas, assalariadas rurais, de todas as raças, de todas as idades e de todos os cantos do Brasil, além de uma delegação internacional de mais de 20 países.

 

Elas estão, neste momento, a nível nacional, na 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília, e já marcharam por vários estados e municípios, onde discutiram com governadores e prefeitos, e agora estão no DF, trazendo mais de 400 reivindicações para o debate e o diálogo com a sociedade e com o Governo Federal.

 

Saiba mais:

 

Marcha das Margaridas: entenda o que é e quem são elas

 

Uma das principais pautas é pedir Justiça frente ao assassinato ainda impune da líder dos ruralistas, Margarida Alves, ex-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, que veio às ruas no ano de 2000, para trazer a voz das mulheres trabalhadoras rurais.

 

As reivindicações apresentadas em marchas anteriores são comemoradas hoje. Uma delas é o direito à documentação, com o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, que já documentou mais de dois milhões de documentos feitos para as mulheres, o que as tirou da invisibilidade.

 

Outra pauta é o modelo de desenvolvimento no campo, como o Plano Nacional de Agroecologia, importante para a vida das mulheres do campo, que defendem o direito de respirar ar puro sem veneno, com alimentação sem agrotóxicos, assim como as pessoas que estão nas cidades.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre a Marcha das Margaridas.

 

O programa Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 11/08/2015 - 14:43 e atualizado em 11/08/2015 - 11:27

Mais do programa